terça-feira, 23 de abril de 2024

Ator Ivan Capúa - Caratinguense de Destaque na Cultura, é o Homenageado do 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga


 Ator Ivan Capúa - Caratinguense de Destaque na Cultura
Homenageado do 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga



Ivan Capúa 

 
    Nascido no distrito de São João do Jacutinga, 5° de sete filhos; com 1 ano de idade, a família muda-se para Caratinga. 
     O pai, funcionário público municipal, e a mãe dona de casa que logo fez um curso de corte e costura para ajudar nas despesas da casa. 
    Para desmamar, D. Rita lhe dava um naco de queijo e o levava pra da janela da vizinha pra ver TeleVizinha. Desde então se encantou com as cênicas. 
    Cresceu consumindo tudo e ávido por. Aos 10 anos a irmã de 16 integra o grupo de teatro do Colégio Estadual e para que pudesse, o pai só permitiria se o Ivan fosse junto pra tomar conta. 
        Pronto. Aos 18 ingressa na FAFIC no curso de Letras. Não curtiu. Quer cênicas.                 Abandona o curso parte pros palcos. Belo Horizonte foi onde se formou, na prática, autodidata que é. Hoje vive em São Paulo com mais de 70 espetáculos no currículo. 
     Pode ser visto em filmes e séries de grande sucesso como Carandiru, Bruna Surfistinha, Hebe, Sintonia (Netflix), Jogo da Corrupção (Amazon Prime).

































Ator Ivan Capúa

Escritor Luís Pimentel - Homenageado do 4º Festival Jal&Gual - dentro da programação do 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga


Luis Pimetel é o homenageado do 4º Festival Jal&Gual, dentro 
da programação do 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga

 

Luís Pimentel 


    Luís Pimentel nasceu em Itiúba (BA). Passou a primeira infância em Gavião, de onde se transferiu para Feira de Santana, fazendo ali os primeiros estudos e passando o resto da infância e toda a juventude. 
    Aos 21 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Jornalismo e trabalhou nas principais redações de jornais e revistas: Ultima Hora, O Dia, Jornal do Brasil, Jornal Extra, O Pasquim, Opasquim21 e revistas MAD e Bundas, entre outras. Também trabalhou em televisão, como autor-roteirista de programas de humor como Escolinha do Professor Raymundo e Zorra Total. 
     Luís Pimentel desenvolveu, em paralelo ao jornalismo, sua carreira literária. Tem mais de 50 livros publicados, em variados gêneros (romances, contos, poesia, infanto-juvenil, teatro e música), por diversas editoras. Seus últimos lançamentos são “O moreno fez bobagem – as muitas vidas de Assis Valente”, (Teatro, Editora Myrrha, 2024), “Saudades dos meus botequins” (Crônicas, Editora Patuá, 2023), “Ainda tem sol em Ipanema” (Contos, Editora Faria e Silva, 2022) e “Patativa do Assaré – Menino de roça, poeta do povo, cidadão do mundo” (Infanto-juvenil, Editora Moderna, 2022).      
    Lança este ano, em Salvador, na Flipelô (primeira semana de agosto), o volume de crônicas “O carioca de Feira de Santana e outras crônicas baianas” (Editora Mondrongo).



Luís Pimentel é o autor do livro "Entre Sem Bater"
O humor na imprensa: do Barão de Itararé ao Pasquim21

















Escritor e jornalista Luís Pimentel

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Inscrições / Regulamento: 19º Salão Internacional de Humor de Caratinga e 4º Festival Jal&Gual


 

REGULAMENTO

19º Salão Internacional de Humor de Caratinga 

 
TEMA: DIÁLOGO 


DATAS: Inscrições: 25 de abril a 27 de maio / 2024 
REALIZAÇÃO: Salão Internacional de Humor de Caratinga é uma realização da Estação Cultural de Caratinga. 
APOIO: Prefeitura de Caratinga 
EXPOSIÇÃO: Os trabalhos selecionados para a mostra competitiva serão expostos na Casa Ziraldo de Cultura no período de 17 a 28 de junho de 2024. 

MODALIDADES - Os trabalhos inéditos poderão ser apresentados em três modalidades com apenas 01 (UM) trabalho por categoria. 

1 – CARTUM / CHARGE – Tema: DIÁLOGO 

2 – TIRAS /HQ – DIÁLOGO  (com o texto em português ou sem texto / Máximo de UMA Página) 

3 - CARICATURA – tema: LIVRE (VERTICAL) 

4 – CARICATURA HOMENAGEM: Ivan Capúa (ator caratinguense) 
(limite de um desenho, na VERTICAL) 

 
4º Festival Jal&Gual 


Os temas do Festival são: 

1 – CARICATURACARTUNISTAS do BRASIL” (VERTICAL). Única categoria que é permitido se inscrever até três desenhos Obs: não serão aceitas caricaturas dos cartunistas Ziraldo e Zélio, pois ambos já foram temas em edições anteriores. 

2 – CARICATURA HOMENAGEM: Luis Pimentel (Escritor) 
(limite de um desenho, na VERTICAL) 

PARTICIPAÇÃ0 - Poderão participar artistas de qualquer nacionalidade, amadores ou profissionais, maiores de 18 anos. Cada participante poderá se inscrever desenhos inéditos. Não poderão se inscrever os desenhos que tenham sidos premiados até a data de encerramento das inscrições. 

INSCRIÇÕES - Através do endereço eletrônico/ arquivo em A3 / jpg: 300 DPI. Enviar para: salaodehumordecaratinga@gmail.com 

IMPORTANTE: A inscrição somente será realizada com o envio numa ÚNICA MENSAGEM, os desenhos inscritos em todas as modalidades que o artista irá participar, acrescentados com as seguintes informações: Nome Completo / Nome Artístico / Endereço / CPF / RG / Telefone 

TÉCNICAS - DIMENSÃO: 30 cm x 40 cm. Os trabalhos, inéditos, deverão ser originais. A técnica é livre. Trabalhos impressos em papel couchê/A3, também serão aceitos. Não será permitido o uso do recurso da IA – Inteligência Artificial 

PREMIAÇÃO: Dinheiro: R$ 500,00 (quinhentos reais) para os primeiros colocados de cada uma das seis categorias, total de R$ 3.000 (três mil reais), sob total responsabilidade da Prefeitura de Caratinga. 

IMPORTANTE: 
Inscrições do exterior deverão obrigatoriamente, indicar entidade bancária com agência no Brasil. 

TROFÉUS: para os três primeiros colocados de cada categoria 

Certificados: Para as três Menções Honrosas de cada categoria - Não haverá mais de um prêmio por autor em cada categoria. Caso isso venha a acontecer, o prêmio será destinado ao autor que obter mais pontuação subseqüente. - Outros prêmios e menções poderão ser instituídos a critério da Comissão Organizadora. 


JULGAMENTO - Haverá um júri de seleção e outro de premiação composto por pessoas capacitadas da área. 
O júri de premiação se reserva o direito de não destinar prêmios às categorias que não alcançarem nível suficiente, transferindo para outras categorias ou criando um prêmio especial do Salão. 
Caso o júri de premiação constate alguma espécie de irregularidade, fraude ou plágio em um ou mais trabalhos inscritos, poderá cancelar a premiação concedendo o mesmo a outro artista seguinte de sua classificação. 
Os trabalhos premiados serão divulgados no blog e na página do facebook do Salão de Humor de Caratinga após a inauguração e poderão ser contestados até uma semana após a abertura do salão com provas cabíveis de qualquer irregularidade cometida sem o conhecimento do júri. 
Todos os trabalhos inscritos (premiados ou não) serão aquisitivos para a Associação Estação Cultural de Caratinga. Os trabalhos farão parte do acervo do Salão de Humor de Caratinga, que poderão participar de mostras itinerantes, divulgação nas mídias impressa, televisada, eletrônica e serem publicados em livros e revistas. Ao participar do concurso, o artista estará concordando com as regras do regulamento. Ao se inscrever o autor transfere, automaticamente, a cessão dos Direitos Autorais do(s) seu(s) trabalhos em conformidade com a Lei nº 9610 de fevereiro de 1988 (Lei dos Direitos Autorais) de forma total, universal e definitiva em todas as modalidades de utilização e a título gratuito, os direitos de autor, resguardados pela referida lei referente(s) à(s) obra(s) premiada(s) no Salão Internacional de Humor de Caratinga que passa a integrar ao Acervo Cultural de Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico Nacional da Associação Estação Cultural de Caratinga para todos os fins de direitos que se reserva de fazer deles o uso que aprouver. 
A simples inscrição implica automaticamente em concordância com os termos deste regulamento. 

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Morre Ziraldo. O Gênio Maluquinho de Caratinga

Charge do cartunista Edra, realizador do Salão de Humor de Caratinga,
em homenagem a Ziraldo Alves Pinto, Presidente Emértito do evento.
 

    Morreu neste sábado (6/4), aos 91 anos, Ziraldo, criador do Menino Maluquinho (1980), autor do clássico Flicts (1969) e de centenas de outras histórias e personagens que povoam o imaginário infantil há gerações. 
     Ziraldo morreu em sua casa, um apartamento na zona sul do Rio de Janeiro, de acordo com canal Globonews, que cita informações de sua família.      
    Formado em direito, ele foi cartunista, chargista, escritor, pintor, dramaturgo, cronista, apresentador e humorista, entre outras atividades ao longo de mais de seis décadas de carreira. Sua saúde debilitou-se após três acidentes vasculares cerebrais sofridos a partir de 2018, quando passou a não dar mais entrevistas por recomendação médica.


O Salão de Humor de Caratinga, foi a primeira homenagem 
de maior expressão a ele prestada em sua terra natal
























Troféu Pererê


Troféu Ziraldo